SEJA BEM VINDO(A)!

Divirtam-se em uma viagem encantadora pelas páginas do nosso blog.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Declaração Universal dos Direitos da Criança


Toda criança tem Direitos:                


Princípio I - À igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
  • A criança desfrutará de todos os direitos enunciados nesta Declaração. Estes direitos serão outorgados a todas as crianças, sem qualquer excepção, distinção ou discriminação por motivos de raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de outra natureza, nacionalidade ou origem social, posição económica, nascimento ou outra condição, seja inerente à própria criança ou à sua família.

Princípio II - Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
  • A criança gozará de protecção especial e disporá de oportunidade e serviços a serem estabelecidos em lei e por outros meios, de modo que possa desenvolver-se física, mental, moral, espiritual e socialmente de forma saudável e normal, assim como em condições de liberdade e dignidade. Ao promulgar leis com este fim, a consideração fundamental a que se atenderá será o interesse superior da criança.

Princípio III - Direito a um nome e a uma nacionalidade.
  • A criança tem direito, desde o seu nascimento, a um nome e a uma nacionalidade.

Princípio IV - Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
  • A criança deve gozar dos benefícios da previdência social. Terá direito a crescer e desenvolver-se em boa saúde; para essa finalidade deverão ser proporcionados, tanto a ela, quanto à sua mãe, cuidados especiais, incluindo-se a alimentação pré e pós-natal. A criança terá direito a desfrutar de alimentação, moradia, lazer e serviços médicos adequados.

Princípio V - Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
  • A criança física ou mentalmente deficiente ou aquela que sofre de algum impedimento social deve receber o tratamento, a educação e os cuidados especiais que requeira o seu caso particular.

Princípio VI - Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
  • A criança necessita de amor e compreensão, para o desenvolvimento pleno e harmonioso de sua personalidade; sempre que possível, deverá crescer com o amparo e sob a responsabilidade de seus pais, mas, em qualquer caso, em um ambiente de afecto e segurança moral e material; salvo circunstâncias excepcionais, não se deverá separar a criança de tenra idade de sua mãe. A sociedade e as autoridades públicas terão a obrigação de cuidar especialmente do menor abandonado ou daqueles que careçam de meios adequados de subsistência. Convém que se concedam subsídios governamentais, ou de outra espécie, para a manutenção dos filhos de famílias numerosas.

Princípio VII - Direito á educação gratuita e ao lazer infantil.
  • O interesse superior da criança deverá ser o interesse director daqueles que têm a responsabilidade por sua educação e orientação; tal responsabilidade incumbe, em primeira instância, a seus pais.
  • A criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras os quais deverão estar dirigidos para educação; a sociedade e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício deste direito.
  • A criança tem direito a receber educação escolar, a qual será gratuita e obrigatória, ao menos nas etapas elementares. Dar-se-á à criança uma educação que favoreça sua cultura geral e lhe permita - em condições de igualdade de oportunidades - desenvolver suas aptidões e sua individualidade, seu senso de responsabilidade social e moral. Chegando a ser um membro útil à sociedade.

Princípio VIII - Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
  • A criança deve - em todas as circunstâncias - figurar entre os primeiros a receber protecção e auxílio.

Princípio IX - Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
  • A criança deve ser protegida contra toda forma de abandono, crueldade e exploração. Não será objecto de nenhum tipo de tráfico.
  • Não se deverá permitir que a criança trabalhe antes de uma idade mínima adequada; em caso algum será permitido que a criança dedique-se, ou a ela se imponha, qualquer ocupação ou emprego que possa prejudicar sua saúde ou sua educação, ou impedir seu desenvolvimento físico, mental ou moral.

Princípio X - Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
  • A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa, ou de qualquer outra índole. Deve ser educada dentro de um espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz e fraternidade universais e com plena consciência de que deve consagrar suas energias e aptidões ao serviço de seus semelhantes.

2 comentários:

  1. Depoimento de AMOR a E.M. Max Fleiuss.
    Vim para esta escola para somar, minha experiência de 36 anos de magistério no município do Rio de Janeiro, onde em 1976 fui concursado e classificado em 6º lugar para lecionar Artes Industriais. Quando inauguraram os Centros Interescolares, iniciei minha carreira no CIEP Anísio Teixeira na Ilha do Governador ...com o fim dos CIEPs, surgiram os POLOS de Educação pelo Trabalho, onde continuei respeitado como cidadão, ainda trabalhando como professor de Artes Industriais, no POLO Antenor Nascentes, com a ex-diretora Roseane Vasconcelos e a chefe I Prof HiIlca fiz o projeto inicial da nova sede, em prédio anexo,...Até então sob a chefia da Professora Margareth e Adriana. Quando em 21/12/2013 a Senhora Secretária de Educação Srª Claudia Costim, ACABOU COM OS POLOS, e os professores fomos colocados à disposição para escolhermos uma nova origem, mudaram minha classificação por concurso, DE professor de Artes Industriais PARA professor de Artes Visuais, e aqui estou, escolhi esta escola, e nela fui acolhido com respeito e amor, pois aceitaram minha proposta de trabalho, e me deram uma linda sala de Artes, com lavabo, bancada e um bom armário embutido, disponibilizado para que eu possa continuar a trabalhar com arte em madeira, em algumas turmas de segunda e terceira série, com quatro tempos de aula em cada turma para um melhor desenvolvimento do conteúdo programático o qual vou procurar atender as necessidades dos alunos e desta escola tão bonita e acolhedora.
    Obrigado a Direção
    João 9.33 - Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer. OBRIGADO SENHOR

    ResponderExcluir
  2. Professor Ubiratan Cesar Barbosa, de arte em madeira "marcenaria para criança"... Sigam meu blog sustentabilidade em ubiart.blogspot.com e meu site
    ubiart.com.br/ensina a criança o caminho a seguir

    ResponderExcluir